São Paulo, 27/02/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta quinta-feira, após nova ameaça tarifária do governo Trump, mas a de Londres dribla o mau humor em meio ao forte desempenho da Rolls Royce, que agradou com seu último balanço.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,42%, a 557,30 pontos.
Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% a importações da União Europeia (UE), acrescentando que detalhes do assunto serão conhecidos "em breve". A declaração veio dias após Trump sinalizar que tarifas a produtos do México e do Canadá entrarão em vigor na semana que vem, quando um adiamento de um mês chegará ao fim.
A ofensiva tarifária de Trump pesou particularmente no subíndice europeu do setor automotivo, que tombava mais de 3% no horário acima.
Da temporada de balanços, a Rolls Royce era destaque positivo, com salto de 14,4% em Londres, ajudando a sustentar o mercado inglês. A empresa britânica, que atua no ramo de aviação militar e de defesa, divulgou lucro bem maior do que o esperado, retomou o pagamento de dividendos e anunciou sua primeira recompra de ações em uma década.
Já na Espanha, a Telefónica (-1,8%) e a Iberdrola (0,43%) decepcionaram com seus últimos resultados.
Também no radar hoje, estão dados de confiança da zona do euro e ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), quando os juros do bloco foram cortados em 25 pontos-base.
Às 6h53 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,23%, enquanto a de Paris caía 0,24% e a de Frankfurt recuava 0,88%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,14%, 0,18% e 1,80%, respectivamente.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.