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Copa Pantanal Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013, 17:16 - A | A

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Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013, 17h:16 - A | A

COPA PANTANAL

'VLT pronto só até o Porto é tudo conversa', rebate Silval

Governador afirmou que burocracia e falta de mão-de-obra foram alguns impasses que acarretaram no atraso nas construções

KARINE MIRANDA







Na tentativa de acalmar os ânimos dos descrentes sobre a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa (PMDB) rechaçou os comentários de que o modal ficaria pronto do trecho que liga o aeroporto até a região do Porto, em Cuiabá.

Segundo Silval, o “VLT pronto só até o Porto é tudo conversa”, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (13) após vistoriar a primeira composição do modal que se encontra no Centro de Operação, Comando e Controle do VLT em Várzea Grande.

No entanto, os comentários de que o VLT chegaria apenas até o Porto foram reforçados com a afirmação dada pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, em outubro. Na ocasião, o ministro admitiu o atraso na implantação do modal e garantiu que não haveria problema se concluído apenas parte do eixo 1 que liga o aeroporto ao CPA.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Governador Silval Barbosa vistoriou Centro de Manutenção do VLT em Várzea Grande

De acordo com o governador, a intenção é que os dois eixos do VLT estejam praticamente prontos até os jogos da Copa. “Eu quero que tudo fique pronto para a Copa. Os dois eixos. Tudo na Avenida do CPA pronto e a Fernando Corrêa em fase de acabamento”, garante.

O segundo eixo trata-se da ligação da avenida Fernando Corrêa ao Centro. Ao todo, são 22,2 km de trajeto do VLT. Além disso, o governador revelou que pretende ligar o novo sistema de transporte a regiões como o Pedra 90 e CPA, em Cuiabá, além de integrá-lo com um bilhete único aos ônibus a preço abaixo de R$ 2,85.

OBRAS EM ATRASO

Já sobre a construção dos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes para implantação do modal, o governador afirmou que burocracia e falta de mão-de-obra foram alguns impasses que acarretaram no atraso nas construções.

“Construir obra não é fácil. Você tem diversos tipos de problema. Faltou areia, pedra brita. [...] Nem tudo saiu com a rapidez que precisava por falta de mão de obra”, explicou.

Além disso, impasses como embargo da obra pelo Ministério Público Federal (MPF), denuncias de superfaturamento e até as chuvas colaboraram para o atraso da construção.

No entanto, Silval garantiu que 95% dos projetos já estão prontos e licitados e que agora “entra em linha de planejamento diferente”, cujas empresas entrarão  plenamente na fase prática e conseguirão dar mais celeridade às construções.

Álbum de fotos

Marcos Lopes/HiperNotícias

Marcos Lopes/HiperNotícias

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VALTER COSTA MACHADO 18/11/2013

PASSO EM FRENTE A TRINCHEIRA DO SANTA ROSA TODOS OS DIAS QUANDO VOU TRABALHAR,FICO DECEPCIONADO COM O MARASMO DE SEMPRE: UM BURACO GIGANTESCO COM 3 OU 4 PONTINHOS AZUIS QUE SÃO OS MÍSEROS OPERÁRIOS TRABELHANDO.TODOS OS DIAS A MESMA CENA. FICO INDIGNADO COM A INCOMPETENCIA E DESRESPEITO...

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Claudio de Oliveira 14/11/2013

95% dos projetos já estão prontos! Ah, bom... pensei que ainda tinham muitos projetos a serem feitos, né!? Quase todos prontos. quanta incompetência!!!

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Marcelo Mattos 14/11/2013

Quando fraudaram o parecer no Ministério das Cidades aprovando o VLT no lugar do BRT, afirmaram de boca cheia que os 22 km seriam construídos até a Copa, contrariando o parecer inicial de um analista daquele ministério de que não haveria tempo suficiente para tal. Depois disso, qualquer afirmação de quem quer que seja não tem nenhuma confiabilidade e tudo é possível, até mesmo não ter nenhum trecho pronto para a copa. Desde o inicio dessa aventura suicida de R$ 1,5 bilhão os mais coerentes sempre tentaram alertar para a insuficiência de tempo para cumprir o cronograma físico e foram tachados de paus rodados, entreguistas, pessimistas e contra Cuiabá e Várzea Grande. O fato de ter apenas um trecho (se as chuvas permitirem) já desmoraliza a todos os argumentos dos que de pês juntos garantiam que o VLT seria construído em sua totalidade. E agora? Cadê os inocentes úteis que defendiam com unhas e dentes de que o VLT estaria pronto para a copa? O VLT é realmente o modal ideal desde que estivesse previsto no planejamento inicial quando Cuiabá foi escolhido para sediar um grupo da copa e se as obras tivessem sido iniciadas logo após e ainda assim o cronograma seria apertado e não a alteração inicial do BRT para o VLT faltando apenas dois anos para o evento. Falta de senso e visão de quem teria a obrigação de ver essas coisas e agora fica inventando desculpas esfarrapadas.

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Cicero 14/11/2013

Todos os dias passo perto do viaduto SEFAZ-SONRISAL e não vejo nenhuma máquina trabalhando. Obra que já deveria ter sido inaugurada, mas que o governo não consegue entregar por incompetência. O que podemos esperar do VLT? Ainda bem que teremos eleição no ano que vem e há tempo para avaliar tudo isso.

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4 comentários

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