O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, destinou mais de 100 toneladas de resíduos para reciclagem entre janeiro e novembro de 2024. Esse marco na gestão de resíduos sólidos do tribunal, houve um aumento de 17,4 toneladas a mais se comparada com o mesmo período de 2022.
Para atingir esse resultado, foram realizadas 111 ações de sensibilização e conscientização, que envolvem servidores e magistrados do Tribunal. Segundo Vera Lícia de Arimatéia Silva, gestora administrativa do Núcleo de Sustentabilidade, a participação ativa de todos foi essencial para o sucesso da iniciativa. “Realizamos inúmeras ações de conscientização e educação ambiental no decorrer do ano, e a participação dos servidores e magistrados tem sido fundamental, pois entenderam a importância da destinação adequada e se comprometeram em mudar hábitos”, afirmou.
Além das ações educativas, o TJMT instalou lixeiras específicas para a coleta seletiva, com sacos azuis para resíduos recicláveis e pretos para resíduos não recicláveis. Outra importante ação foi a criação de um Ecoponto na sede do Tribunal, permitindo que servidores e magistrados descartem itens como óleo de cozinha, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e outros materiais não recicláveis de maneira adequada.
O PGRS, iniciado em 2023, também foi implantado em diversas unidades do TJMT, incluindo o Complexo dos Juizados Unificados de Cuiabá, os Fóruns de Várzea Grande, Barra do Garças, Água Boa, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, e está em processo de implementação nas Comarcas de Alta Floresta e Sinop. Até 2025, outras 20 Comarcas devem adotar o plano, com o apoio do Manual do PGRS, desenvolvido pelo Núcleo de Sustentabilidade.
A meta do TJMT é que, até 2026, todos os resíduos recicláveis produzidos pelas 79 Comarcas sejam destinados para a reciclagem, e que 90% do volume de resíduos sólidos da sede sejam desviados para a reciclagem, reduzindo a quantidade enviada ao aterro público de Cuiabá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.