Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020, 14h:50

Tamanho do texto A - A+

Confira o que abre e fecha em Cuiabá no período de Carnaval

Por: JANAÍNA ARRUDA

O funcionamento de serviços públicos e privados em Cuiabá terá alterações no Carnaval, que acontece entre sábado (22) e a quarta-feira (26). Confira a seguir as mudanças nos horários de bancos e comércio. 

Confira o que funcionará e o que estará fechado neste período.

Imagem Ilustrativa

carnaval bloquinho

 

Bancos

Bancos não abrem segunda-feira (24) e terça-feira (25). O atendimento será retomado na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Comércio

O comércio irá funcionar normalmente durante o período carnavalesco em Cuiabá, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), que também informou que segundo as leis trabalhistas o comércio da Capital e região pode funcionar normalmente durante o período, sem implicação de ônus trabalhista.

Órgãos Públicos Municipais

Não haverá expediente na segunda-feira (24) e terça-feira (25) de Carnaval. Na quarta-feira (26) os servidores voltam a trabalhar a partir das 14h.

Os serviços essenciais, como saúde, segurança, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Órgãos Públicos Estaduais

Órgão públicos e repartições não funcionarão na segunda (24) e terça-feira (25) e até o meio-dia da quarta-feira (26) de Cinzas.

Todas as secretarias funcionarão até esta sexta-feira (21) e retornarão na Quarta-Feira de Cinzas (26), após as 13h.

A exceção é para os serviços essenciais, como saúde e segurança pública, que funcionarão em regime de plantão.

Segurança

Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão disponíveis durante o feriado por meio do telefone 193. Os setores administrativos deixarão de funcionar durante o feriado.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e os setores de Criminalidade, Identificação e o Instituto Médico Legal (IML), irão atender normalmente na capital e interior, seguindo com o atendimento em plantão.

A Polícia Judiciária Civil segue com atendimento na Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e na Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, bem como a Central de Ocorrências, da Prainha, para confecção de boletins.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) funcionará com regime de plantão. A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mantém equipe de plantão para atendimento de local de crime e liberação de corpo.

A Delegacia Especializada de Delitos Trânsito (Deletran) trabalha em regime de plantão com equipes para atendimento de acidente de trânsito com vítima e atuará também em blitz e da Lei Seca.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE) mantêm equipes de sobreaviso para eventuais ocorrências de suas atribuições.

Nas cidades do Interior do Estado, as Delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia.

Denúncias de qualquer natureza de crimes podem ser feitas nos telefones 197 ou 181, na Central da Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP).

O registro de Boletim de Ocorrências também poderá ser realizado pela internet por meio da Delegacia Virtual.

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) trabalha normalmente no feriado, já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.

As unidades de saúde que fecharão no período do feriado prolongado de Carnaval e voltarão no horário normal na próxima quarta-feira (26) após as 13h são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.

Correios

As agências de correios não funcionarão na segunda-feira (24), terça-feira (25) e quarta-feira (26) até o meio dia.

Shoppings Centers

Os shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias, mas com horário especial durante o período carnavalesco. Na segunda-feira (23), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. Na terça-feira (24), as lojas ficam abertas das 14h às 20h e a praça de alimentação, lazer e cinema funcionarão das 11h às 22h.  E na quarta-feira de Cinzas (26), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema começam a funcionar a partir das 12 horas.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



Últimas Notícias