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Cidades Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 09:45 - A | A

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Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 09h:45 - A | A

APONTA PESQUISA

Quase 45% dos usuários reclamam sobre a demora de ônibus

WELLYNGTON SOUZA, ESPECIAL HIPERNOTÍCIAS

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) apresentou na manhã desta quinta-feira (12), em audiência pública, resultado de uma pesquisa de opinião referente ao transporte público na Capital. Uma das principais queixas dos usuários está relacionada ao tempo de espera dos coletivos. Cerca de 44,24% reclamaram que os ônibus não são pontuais.

Alan Cosme

Onibus

 

A pesquisa ouviu 1.503 usuários entre os dias 30 de agosto a 17 de setembro de 2019. 

Outra queixa apresentada foi em relação ao calor dentro dos ônibus. Quase 53% reclamaram sobre isso, principalmente em horário de pico.

Seguindo a lista de reclamações, pelo menos 7 em cada 10 entrevistados considera que os assentos preferenciais não são respeitados pelos demais usuários. A pesquisa mostrou um total de 68,20% de descontentamento.

Já sobre acessibilidade, 55,94% das pessoas com deficiência, afirmaram que os veículos não estão adequados às suas necessidades.

Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados não disfarçados contendo questões sobre acessibilidade, frequência no atendimento, conforto, segurança, acesso à informação, além do perfil socioeconômico do usuário.

O universo considerado para retirada da amostra é composto por usuários de transporte coletivo, das linhas: 103, 106, 206, 250, 301, 302, 308, 309, 311, 313, 314, 323, 340, 409, 410, 412, 507, 508, 517, 604, 605, 607, 608, 609, 615, 711, 800, 313C, 508E, 605E, 609E, 711E, 712E, A40, C01. Das regiões do Cidade Alta, Cidade Verde, Coxipó, Região do CPA e do Sucuri, Jardim Vitória, Vila da Serra entre outras.

Cerca de 75,58% dos usuários foram ouvidos dentro do transporte público e outros 24,42% eram abordados nos pontos de ônibus. Mais da metade dos entrevistados (62,48%) declarou que utilizam o transporte público principalmente para o trabalho; 20,89% para os estudos e 10,31% para outras finalidades.

A pesquisa mostrou ainda que em relação à frequência de utilização do transporte coletivo, 46,37% declararam que utilizam 5 dias na semana; enquanto apenas 2,59% utilizam apenas 1 dia na semana. Em relação ao tempo de espera pelo ônibus, 29,81% dos passageiros esperam em média de 16 a 30 minutos; 24,02% de 11 e 15 minutos e apenas 6,52% até 5 minutos.

Para o diretor-presidente Regulador, Alexandro de Oliveira, a pesquisa é de total importância para cobrar da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) melhorias quanto ao serviço que está sendo prestado na Capital aos usuários do transporte coletivo. “Uma vez com esses dados o órgão responsável no caso a Semob, possa tomar as medidas necessárias para melhoria do sistema e maior satisfação dos usuários, conforme descritas no contrato de concessão”, disse.

Os trabalhos foram coordenados pelo diretor-presidente Alexandro de Oliveira, pela diretora de Regulação e Fiscalização, Rosidelma Guimarães e pelo diretor Regulador Ouvidor, Mário Milton Mendes.

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